Como mapear a jornada do cliente com Google Attribution?

Conseguir mapear a jornada do cliente é um dos segredos para o sucesso das campanhas online. Novas abordagens de atribuição, novos players e novas ferramentas entram regularmente no mercado, permitindo que os empreendedores selecione a ferramenta de atribuição certa para suas necessidades comerciais.

Os profissionais de marketing digital de hoje querem métricas (e precisam!) que comprovem o valor comercial. Os KPIs (Key Performance Indicator), como as taxas de clique, o número de seguidores e engajamentos nas redes sociais, a atribuição do último clique, se analisados isoladamente, estão lentamente perdendo a força, devido a dificuldade de comprovar a influência da venda em cada etapa de interação do usuário com a sua marca, produto ou serviço.

Era apenas uma questão de tempo até que o Google lançasse uma oferta de medição persuasiva e mais avançada.

Conheça o Google Attribution

O Google lançou o tão esperado recurso de atribuição de dados controlada para os seus usuários, uma solução capaz de medir a eficiência de um anúncio que alguém viu em um canal e acabou comprando por meio de outro.

Quantas vezes olhamos um anúncio de um produto no mobile, depois um banner do mesmo produto na rede display, depois pesquisamos o produto no desktop e clicamos em um anúncio de shopping AD do produto e finalmente compramos?

Muitas jornadas de compra seguem um fluxo parecido como esse descrito acima, e um dos grandes desafios é, de forma simples e precisa, conseguir medir a influência da compra em cada uma dessas etapas do funil, para com isso focar os nossos esforços de marketing e investirmos a, concorrida, verba de mídia em ações que realmente importam.

O lançamento da abordagem do Google Attribution não é surpresa para a comunidade de análise e medição. O modelo de atribuição de dados foi lançado em 2013 e utiliza o machine learning, a aprendizagem por máquina, para atribuir crédito a cada interação ao longo de um caminho de conversão.

O Google Attribution também suporta este modelo e para usá-lo as contas devem ter pelo menos 15.000 cliques e uma ação de conversão com pelo menos 600 conversões dentro de 30 dias.
Com as integrações com o DoubleClick, o Analytics 360 e outros produtos do Google, o desafio de importar os dados serão simplificados, eliminando a necessidade de retargeting e garantindo que seus dados sejam completos e consistentes.

O Google Attribution será lançada para mais anunciantes nos próximos meses, atualmente está em versão beta.

Como funciona o Google Attribution?

Com as integrações do AdWords e da DoubleClick Search, os anunciantes poderão incorporar os dados do Google Attribution nas suas estratégias de lances automáticos. A modelagem de atribuição para os funis de pesquisa, que o Google adicionou ao Adwords em 2014, ajuda os anunciantes a avaliar o impacto de seus anúncios de pesquisa usando outros modelos.

Como funciona o Google Attribution?

Você usa o Google Attribution no seu dia a dia, usa outras formas de mensurar a atribuição na geração de um lead ou venda?  Compartilhe conosco sua experiência! 😉    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossos artigos em sua caixa de e-mail.

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