O que é marketing promocional?

Quando se fala de marketing promocional qual imagem que vem a sua cabeça? Na minha, vem aquela plaquinha do açougue do bairro dizendo que o preço do patinho baixou para o valor X. Porém, isso não é marketing promocional em si, e sim uma das inúmeras estratégias dentro do conceito.

Em resumo, o marketing promocional é a atividade do marketing com fins comerciais para marcas, produtos e serviços, de modo que crie uma interação com o seu público alvo e valorize a marca a fim de ter uma fidelização do cliente. A questão é que essa é apenas uma das definições do marketing promocional. Nesse vídeo, vários especialistas falam a sua própria definição do que é marketing promocional para eles e como é feito o processo das estratégias:

Para você compreender mais como funciona o marketing promocional, vamos apresentar as principais estratégias e citar como isso é feito na prática:

Ofertas e promoções

Essa é uma das melhores táticas para se destacar, e ela pode estar ligada ao trade marketing. Então, por exemplo, seja lojas físicas ou e-commerce, procure levar um diferencial para o seu público.

Vamos supor, que alguém está em busca de comprar roupas novas, essa pessoa vai até o shopping e lá existem lojas e lojas de roupas, se a sua está em liquidação, provavelmente chamará mais atenção do que as outras.

Um exemplo de reembolso que ganha notoriedade é o caso do iogurte Activia, que em seu comercial dizia que se dentro de 15 dias que a pessoa consumisse o iogurte não percebesse melhoras no desempenho do seu intestino, a Activia devolveria o dinheiro gasto nos produtos.

Outra forma de ter uma fidelização maior dos clientes é dando cupons de descontos e realizando concursos.

Apresentação de produtos e serviços

Essa dica vale mais para os pontos de vendas físicos, mas também pode se ter alguma ideia de como ele pode ser usado para e-commerces.

Crie materiais de divulgação para a imprensa, monte um briefing personalizado com o release e uma prévia ou próprio produto. Distribua amostras grátis (técnica muito usada por perfumarias).

Restaurantes, bares e até mesmo produtos alimentícios faça uma degustação, deixe que o consumidor aprecie o sabor, e isso pode ser convincente para a compra. Nos mercados, é muito comum a degustação de alimentos e bebidas, e muitas pessoas que não pensavam em comprar aquele tipo de produto, acaba levando por ter experimentado e gostado.

Incentivos

Incentive o seu consumidor de modo que ele veja uma vantagem em comprar o produto da sua marca. Faça programas de pontos, distribuição de brindes e premiações.

Com certeza, você já foi em um mercado ou até mesmo em uma unidade das Lojas Americanas, e viu algo assim “Compre 3 e leve 2”. Isso também é uma forma de incentivo.

Abordagens e blitz

Essa ação é feita por produtos e serviços de porte menor até marcas grandes. A distribuição de flyer e folder é algo comum, que pretende apresentar os produtos e serviços de forma ilustrativa e visual. A blitz, normalmente, é realizada em determinados dias, e além da distribuição de flyers e folders, muitas vezes oferecem outras coisas, como brindes.

Eventos promocionais

Um dos exemplos de eventos promocionais é a ação da marca Nivea intitulada de “Nivea Viva”, onde realiza uma série de shows gratuitos em homenagens à grandes artistas brasileiros. As apresentações são realizadas por músicos de destaques, em lugares de fácil acesso, e também são distribuídos brindes dos produtos Nívea. As edições passam pelas principais cidade do país. Já aconteceram homenagens para Tom Jobim, Elis Regina, Tim Maia e para o rock nacional e o samba.

Esse exemplo de evento, leva algo atrativo para as pessoas, e ainda liga a Nivea como uma empresa que se preocupa com a cultura brasileira, agregando muito valor à marca.

Você já realizou alguma estratégia de marketing promocional para a sua empresa? Deixe nos comentários!

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